sábado, 19 de março de 2011

TV GLOGO, TV RECORD E O ÓRGÃO ANTITRUSTE

Fernandes Magalhães Furlan, primo do ex-ministro Luiz Fernando Furlan é o presidente do CADE que terá sua próxima reunião no dia 23.
O presidente tem fama de ser rigoroso nos casos de formação de monopólios em setores da economia e de ser acessível para ouvir quem se julga prejudicado e procura o órgão antitruste.
Porque o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica é isso: o órgão antitruste do Ministério da Justiça.
O que tem isso a ver com o futebol?
Tem que o CADE determinou que o Clube dos Treze abrisse concorrência pública e transparente para escolher a emissora de televisão que transmitirá os campeonatos brasileiros a partir de 2012. Os direitos de Tv aberta, tv fechada, Web e telefonia celular.
Mais ainda: que abrisse concorrência independente para cada uma das plataformas: uma concorrência para TV aberta, outra para fechada, outra para Web e outra para telefonia celular.
Seguindo as determinações do CADE, o Clube do Treze abriu concorrência para os direitos de TV aberta e ganhou a Rede TV, com uma proposta de 510 milhões, diante da desistência da TV Globo e depois da Record.
A TV Globo disse que não participaria da concorrência do Clube dos Treze, dirigida por Fábio Koff, eleito contra a vontade dela e da CBF. Afirmou publicamente que negociaria direto com os clubes. A TV Record, em feroz disputa, fez o mesmo.
Aí, segundo boatos, a Globo ofereceu 110 milhões anuais a Flamengo e Corínthians pelos direitos todos – TV aberta, fechada, Wed e telefonia celular.
Às claras, a Record ofereceu 100 milhões anuais a Flamengo e Corínthians apenas pelos direitos da TV Aberta.
Vem o presidente do Grêmio e diz que fechou acordo com a Globo por não sei quanto para a TV aberta como estratégia para negociar as outras plataformas.
Contrariou outra determinação do CADE: Não permitiu que as demais emissoras participassem da concorrência, fizessem suas propostas.
Dia 23 o CADE vai se reunir.
Vamos ver se haverá concorrência pública e transparente para todas as plataformas.
Há suspeitas – Kalil, presidente do Galo levantou a hipótese – de que os clubes que estão negociando direto com a TV Globo estão levando um “por fora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário