quinta-feira, 17 de março de 2011

Goleada perigosa

O Cruzeiro goleou ontem o Tolima por 6 a 1, mas poderia ter levado, pelo menos, quatro gols.
A defesa foi envolvida pelos atacantes colombianos que, para sorte azul, erraram demais nas finalizações e tiveram contra si uma defesa incrível do goleiro Fábio. O mesmo Fábio que no jogo da Colômbia, salvara o empate ao defender um pênalte.
A defesa do Cruzeiro sofre quando encontra um ataque habilidoso. Assusta-se, fica cercando, dá tempo do atacante pensar jogadas, tabelar. Gil e Renan, quando tentam se antecipar atropelam, fazem falta desnecessárias. Diego Renan desaprendeu de atacar e não aprendeu a defender. Pablo, na lateral esquerda, ainda é apenas uma improvisação, não é lateral de ofício. Destaca-se Vitorino, muito bom sempre.
Os voltantes cercam muito e dividem pouco. Quando dividem, fazem muitas faltas.
E as bolas levantadas na área continuam aterrorizando o torcedor.
Já os atacantes foram muito eficientes. Quase todas as chances criadas deram em gols.
Roger se destacou com dois gols e duas assistências, mas deu contra ataques para o adversário e falhou no auxílio ao Renan na esquerda. Roger tem ataques de displicência durante os jogos.
Montillo, voltando de contusão, atuou com faixa protetora no joelho e teve atuação irregular. Errou passes que não constuma errar, mas fez o gol que abriu a goleada logo aos três minutos de jogo e armou a jogada que resultou no segundo gol de Roger.
Gilberto entrou no meio do segundo tempo no lugar do confuso Diego Renan, deu mais consistência defensiva e melhorou o passe pelo lado esquerdo. Fez um gol e deu passe para Tiago Ribeiro encerrar a goleada.
Welington Paulista, mais uma vez, foi improdutivo. Correu muito, fez muitas faltas, mas continua padecendo da deficiência de sempre: má colocação na área. Está sempre onde a bola não vai. Cuca, no entanto, gosta muito dele.
Henrique não jogou bem. Mano Menezes estava assistindo e ele, convocado, não apresentou bom futebol. Foi uma de suas piores partidas pelo Cruzeiro.
Encarregado de marcar o Chara, meia do Tolima, mais perdeu do que ganhou. Errou passes, perdeu bolas quando o Cruzeiro ia ao ataque e proporcionou situações de perigo criadas pelo Tolima.
Perder bolas quando o time está avançando é um dos defeitos dos jogadores brasileiros. Deixa a defesa desprotegida por conta de um passe mal feito, um drible desnecessário. Quando assistimos partidas de times europeus - Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha - vemos como isso é raro de acontecer.Vi, ontem, Ramires e Essian jogando pelo Chelsea contra o Lyon. Nem dos dois errou um passe no meio campo dando contra ataque ao time francês.
O Tolima tem alguns bons jogadores, bons mesmo. Murillo e Chara foram os que mais me agradaram. Ambos com passagens pela seleção colombiana. Ambos têm lugar em grandes equipes brasileiras. Murillo lembra o Ramires. Vi Cuca falando com ele ao final do jogo.
Esta goleada pode ser perigosa.
O Cruzeiro vai jogar as duas próximas partidas fora de casa e precisa ganhar para se garantir como o melhor na fase de classificação e manter as decisões de mata-mata em casa.
Isto é importante no final da Libertadores. Não ganha títulos, mas aumenta as chances.
Com as facilidades que a defesa proporcionou ao Tolima vai ser tarefa difícílima vencer Estudiantes e Guarani fora de casa.
Os outros
O Santos, com toda empáfia de suas estrelas - botaram pra fora dois treinadores: Dorival e Adilsom - foi derrotado pelo Colo-Colo por 3 a 2. Poderiam ter levado sete. Poderiam ter feito mais um ou dois.
Agora, com três jogos realizados e apenas 2 pontos ganhos, precisam ganhar as três partidas que faltam para se classificar.
Igualzinho ao Fluminense.
O Internacional goleou também por 4 a 1 na altitude boliviana e está em primeiro lugar no seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário